sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Petista afirma que denúncia não é séria

Durante participação no debate promovido pela Câmara Municipal, Elmano negou uso da máquina na campanha
O candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) à Prefeitura de Fortaleza, Elmano de Freitas, esteve, ontem, na Câmara Municipal, para apresentar suas propostas de Governo aos vereadores da Casa Legislativa. Pelo menos dez parlamentares, quase todos ligados à base aliada da prefeita Luizianne Lins, compareceram ao debate, que teve momentos de tensão entre correligionários de outras candidaturas.


Elmano de Freitas atribuiu as denúncias de opositores ao seu desempenho nas últimas pesquisas e as considerou "infundadas" FOTO: ALCIDES FREIRE

O postulante, durante entrevista, comentou as denúncias feitas pelo líder da oposição na Casa Legislativa, Plácido Filho (PDT), na última quinta-feira, sobre suposto uso da máquina pública para forçar terceirizados a votarem nos candidatos a vereador que apoiam a candidatura de Elmano. O petista também teceu críticas ao Governo do Estado e ao seu secretariado.

Segundo o prefeiturável, o vereador Plácido Filho não merece qualquer tipo de crédito diante os dados apresentados na sessão ordinária da última quarta-feira. De acordo com ele, são inverídicas as informações passadas, supostamente, pelo chefe do distrito de saúde da Regional I, Eymard Bezerra Maia, falando sobre pressão que os terceirizados estariam sofrendo para apoiar a candidatura petista, podendo, inclusive, perder seus empregos se não votassem no candidato Elmano de Freitas.

O petista disse que as críticas à sua pessoa são motivadas pelo seu desempenho nas últimas pesquisas apresentadas e que, além dessas, outras denúncias irão surgir, mas que, enquanto forem "infundadas", ele não vai averiguar. "Quando for uma denúncia séria, nós vamos procurar apurar. E digo mais, se o líder da oposição merecesse crédito, deveríamos tomar alguma providência. No caso do Bolsa Família, tinha algum fundamento, mas esta, vinda do líder da oposição, aonde eu não sei como surgiu, começou ou terminou. Não dou confiança a ele", disparou o candidato do PT.

Aliada

Durante apresentação de propostas do candidato na Câmara Municipal de Fortaleza, ontem, pelo menos, dez vereadores compareceram, quase todos da base aliada da prefeita Luizianne Lins. Somente a vereadora Toinha Rocha (PSOL) representou a oposição da Casa Legislativa, apresentando alguns questionamentos que foram respondidos pelo candidato Elmano de Freitas. Muitos militantes do PT e de partidos aliados lotaram o auditório Ademar de Alcântara, onde estão sendo realizadas as sessões ordinárias da Casa.

Vaias

Em determinado momento, correligionários de outros partidos vaiaram Elmano de Freitas, chamando o candidato de "mentiroso", enquanto ele apresentava suas propostas. O presidente da Casa, Acrísio Sena (PT), teve que intervir para acalmar os ânimos de partidários de ambos os lados. "Peço o mesmo respeito que foi dado ao PSOL e será dado ao Roberto Cláudio (PSB). Não vamos deixar que essas atitudes manchem o brilho de uma iniciativa de classe. Estamos dando tratamento isonômico a todos, por isso exijo respeito aos candidatos", disse Acrísio.

De acordo com Elmano de Freitas, o Acquario Ceará, que está sendo construído na Praia de Iracema pelo Governo do Estado, deveria ser instalado em outro local, na Praia do Futuro ou na Barra do Ceará, porque, segundo disse, são locais mais necessitados de um equipamento como esse, para gerar emprego e renda para as pessoas daquelas regiões. "A Praia de Iracema já tem histórico de passeios das pessoas e local de encontro, e, quando a Prefeitura reformou aquela área, isso foi reforçado", disse, ao justificar sua opinião.

VLT

Sobre as desapropriações para a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) nos bairros por onde irá passar o transporte, Elmano de Freitas disse que o erro ocorrido foi da pasta do Governo do Estado, que, segundo ele, é a responsável pela retirada das pessoas dos locais. "Os secretários levaram o governador a assinar uma matriz que representa mais de R$ 80 milhões, e dois anos e meio não representa dizer que foi uma decisão sutil. Eles estão fazendo acordo com a prefeita da quinta maior Capital do País, com a presidente Dilma e com o Governo de um Estado importante", ressaltou o petista, afirmando que falta humildade aos secretários do Governo.

Definição
"O secretário tem que ter humildade e dizer ao seu governador que ele errou e tem que assumir. A população quer uma definição, e para mim está tudo resolvido. Cada um tem a sua responsabilidade. O governador com o VLT e o Castelão, o Governo Federal com o Pinto Martins e a Prefeitura com a reforma das avenidas. A época de discutir já passou, agora é hora de fazer e entregar no prazo", salientou Elmano de Freitas.

Dentre as propostas apresentadas para a área da saúde, o petista disse que vai abrir todos os postos durante os três turnos, além de deixar a disposição da população metade dos equipamentos à noite nos finais de semana. Informou também que vai garantir o funcionamento do Hospital da Mulher e que, para isso, vai realizar, já nos primeiros meses de gestão, concurso público para médicos e profissionais do setor da saúde.

Ele disse ainda que irá manter as sete secretarias regionais executivas em funcionamento, caso seja eleito prefeito, mas o foco principal das pastas será para a manutenção de equipamentos nos bairros da cidade, e não mais atendendo nas áreas de educação e saúde, por exemplo, que passam a ser de competência somente das secretarias temáticas.

Prometeu ainda uma agência de desenvolvimento estratégico para criação de 50 mil empregos para jovens. Na educação, Elmano afirmou que irá dobrar o número de creches, além de destinar 33% do tempo dos professores para realização de planos de aula, além da formação dos professores. A entrega gradativa de um computador para cada um dos 200 mil alunos da rede pública de ensino também foi prometida durante pronunciamento do candidato na Câmara.

Também já participaram do debate promovido pela Câmara Municipal os prefeituráveis Marcos Cals (PSDB), Francisco Gonzaga (PSTU), Renato Roseno (PSOL), André Ramos(PPL) e Inácio Arruda (PCdoB).

Nenhum comentário: