terça-feira, 10 de janeiro de 2012


 

Privataria tucana: Serra e lei Kandir deram isenção de impostos de presente para a privataria Da Vale

  13 de setembro de 1996Serra e Kandir isentam exportações de minério de ferro com a “Lei Kandir” .
  6 de maio de 1997FHC e Serra vendem a Vale a preço de banana, livre do ICMS sobre exportações


Isso não está no livro “A Privataria Tucana”, mas o livro puxou o assunto.
O processo de privataria foi bem mais ardiloso do que parece (também o PIG – Partido da Imprensa Golpista – nunca noticiou estas mazelas).
Em 1993 houve uma revisão constitucional, com uma tentativa de reforma tributária. O então deputado federal José Serra (PSDB/SP) juntou-se ao principal neoliberal da época, Roberto Campos (PPR/MT), para defender a eliminação da cobrança de ICMS sobre exportação de produtos primários (até o PFL era contra, só defendida isenção para produtos industrializados).
http://internet.sefaz.es.gov.br/informacoes/arquivos/publicacoes/publicacao_04.pdf
Serra fracassou em 1993. Mas em 1996 enquanto era ministro do Planejamento, seu pupilo (e sucessor no Ministério do Planejamento), deputado Antônio Kandir (PSDB/SP), emplacou a “Lei Kandir”. Essa lei desagradava a maioria dos governadores, e jamais seria aprovada sem o rolo compressor de FHC e Serra.
Aécio, Anastasia e Simão Jatene traíram o povo de seus estados
Outro absurdo nesta história (ou será rabo preso?), foi as lideranças tucanas dos estados de Minas Gerais e do Pará (Aécio Neves, Simão Jatene, Anastasia), os estados que mais perdiam com esta lei, apoiarem esse verdadeiro roubo do dinheiro público para os bolsos dos tubarões da privataria e dos políticos que receberam propina.

Do Blog: CMarins da Silva

Nenhum comentário: