sábado, 4 de agosto de 2012

Réus do mensalão devem recorrer à OEA em caso de condenação

BRASÍLIA - Pelo menos três advogados de defesa dos réus do mensalão já admitem recorrer à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos (OEA), em caso de condenação de seus clientes pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os advogados falam abertamente dessa possibilidade após a derrota desta quinta-feira, por 9 a 2, quando os ministros rejeitaram questão de ordem para desmembrar o processo, levar o julgamento para instância inferior e, assim, ter direito a recorrer em outro tribunal.
Os defensores vão argumentar que a decisão do STF viola garantias e direitos individuais. A possibilidade de se recorrer à comissão interamericana foi suscitada no tribunal pelo ministro Ricardo Lewandowski, que tocou nesse assunto durante seu voto.
Marcelo Leonardo, advogado de Marcos Valério, foi um deles. Marcelo Leonardo explicou que o pedido a OEA seria de anulação da eventual sentença de condenação
- Pensamos nisso sim, mas vamos aguardar os fatos - disse Leonardo.
Luiz Fernando Pacheco, que atua na defesa de José Genoino, foi enfático.
- Considero e muito essa possibilidade. Mas estou confiante num julgamento justo e técnico dos ministros - disse Pacheco.
Márcio Thomaz Bastos comentou essa possibilidade, que defende José Roberto Salgado, ex-diretor do Banco Rural.
- É algo a se pensar, mas não neste momento - disse.

Nenhum comentário: