domingo, 12 de fevereiro de 2012

Privataria Tucana e Lista de Furnas

9 de fevereiro de 2012
SINDOJUS/MG participa de lançamento de livro e ato de apoio ao deputado Rogério Correia
Representantes do SINDOJUS/MG com o deputado estadual Rogério Correia (1º a partir da esquerda), o deputado federal Delegado Protógenes (2º) e o jornalista Amaury Ribeiro Júnior (6º)
O presidente do SINDOJUS/MG, Wander da Costa Ribeiro, o diretor administrativo Jonathan Porto do Carmo, o diretor financeiro Rafael Giardini e o conselheiro fiscal Eldimar Marques Pereira, além do filiado Valdir Batista, oficial de justiça lotado na comarca de Contagem, participaram do “ato de solidariedade e em defesa da democracia”, realizado na Assembleia Legislativa mineira na última segunda-feira, 6 de fevereiro. Marcou presença também com faixas afixadas à porta da Assembleia.
Deputado Rogério Correia, deputado Delegado Protógenes (com a camisa do SINDOJUS/MG), o diretor do SINDOJUS/MG Jonathan Porto e o jornalista Amaury Ribeiro Júnior, autor do livro A Privataria Tucana.
As atividades tiveram início com uma coletiva de imprensa sobre a CPI da Privataria em andamento na Câmara Federal, ocorrida na sala de imprensa com presença, entre outros, do deputado federal Delegado Protógenes Queiroz (PCdoB/SP), autor do pedido de criação da CPI, e do jornalista Amaury Ribeiro Júnior, autor do livro “A privataria tucana”. Em seguida, iniciou-se o ato, com presença de entidades dos movimentos sociais e sindical, entre as quais o SINDOJUS/MG, em solidariedade ao deputado estadual Rogério Correia (PT) e em defesa da democracia e pró-instalação da CPI da Privataria na Câmara. Por último, já no início da noite, houve a solenidade de lançamento do livro “A privataria tucana”.
Faixas de apoio e solidariedade do SINDOJUS/MG ao deputado Rogério Correia...
 
... afixadas nas proximidades da Assembleia Legislativa

 
Depois de participar do ato na Assembleia, onde também conversou com o autores do livro e da instalação da CPI, o SINDOJUS/MG enviou a Protógenes, nesta quarta-feira, 6, ofício reafirmando o apoio “total e incondicional apoio à Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara dos Deputados proposta pelo nobre parlamentar  com a finalidade de apurar e investigar o obscuro processo de privatização de empresas públicas ocorrido durante o governo Fernando Henrique Cardoso’. O mesmo conteúdo também foi enviado por e-mail ao parlamentar.
 Veja a galeria de fotos

Leia, a seguir, matéria sobre o ato público da última segunda-feira, publicada no site do Sindieletro-MG:
“Movimentos sociais e sindicais fazem ato em defesa da democracia em Minas
E nesta quarta-feira, 8, o SINDOJUS/MG enviou ao deputado Delegado Protfoi , ou deputado. O SINDOJUS/MG também marcou presença com faixas afixadas no local.
Centenas de pessoas, entre lideranças do movimento Minas Sem Censura, militantes e dirigentes de entidades sociais e sindicais, participaram na tarde de segunda-feira (6), no saguão da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), de um ato em defesa da democracia, da CPI da Privataria e em solidariedade ao deputado estadual Rogério Correia (PT).
O parlamentar é acusado por aliados do governo do Estado de ter encomendado ao lobista Nilton Monteiro a Lista de Furnas. O documento contém o nome de 156 políticos ligados ao PSDB que teriam recebido recursos ilegalmente de empresas interessadas na privatização durante a campanha eleitoral de 2002. Em dezembro último, o PSDB estadual protocolou na Comissão de Ética da ALMG uma representação contra o parlamentar petista.
Carlos Magno de Freitas, secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG),  vê nas ações do governo e do PSDB “uma afronta à democracia”. “Querem calar um dos políticos mais importantes na interlocução com os movimentos sociais. Isso faz parte do ideário do governo, é o jeito tucano de governar. O governo do Estado não aceita o contraditório”, alerta.
O dirigente da CUT disse que os aliados do governador querem calar aposição, porque suas lideranças acreditam na ousadia e que é possível transformar a sociedade. “Calando a voz de Rogério Correia, querem calar a todos. Os tucanos acreditam que Minas Gerais tem dono. Nós não vamos admitir nenhum tipo de retrocesso. Em nome da CUT, trago a Rogério Correia nosso apoio e nossa solidariedade.” O coordenador geral do Sindieletro, Jairo Nogueira Filho, levou o apoio ao deputado, reconhecendo a importância da sua atuação do parlamentar para a organização dos movimentos populares.

O deputado estadual Sávio Souza Cruz (PMDB)  disse, ao declarar seu apoio a Rogério Correia, que “ousar é o privilégio de quem tem coragem”. “Não é admissível que Minas Gerais renuncie ao seu mandato. O PSDB quer aceitar alguém que não se curva ao projeto eleitoral de Aécio Neves”, afirmou.
Após o ato, o jornalista Amaury Ribeiro Jr.,  autor do livro “Privataria Tucana”, que motivou o pedido pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), lançou a obra em noite de autógrafos no saguão da Assembleia Legislativa. O deputado federal Protógenes Queiroz (PCdoB), autor do requerimento da CPI, também participou do evento. No final do ano passado, Protógenes conseguiu reunir mais do que as 171 assinaturas necessárias para o pedido da instalação da Comissão e o requerimento foi protocolado no dia 21 de dezembro junto à presidência da Câmara.” (Fonte: Sindieletro/MG)

Nenhum comentário: