Foto: Edição/247
Sociedade Chesterton Brasil faz camisetas inspiradas em Che, mas para divulgar pensador católico que deixou tudo para o Papa Pio XI
Abaixo, a nota à imprensa explicando a brincadeirinha, para muitos, de mau gosto:
Che Guevara é inspiração para camisetas com imagem do conservador G. K. Chesterton
Divulgar aos jovens um intelectual conservador, autor de 80 livros e criador da teoria econômica inspirada na Doutrina Social da Igreja, o Distributivismo, não é tarefa fácil. Mas o grupo brasileiro Sociedade Chesterton Brasil (www.chestertonbrasil.org) descobriu um jeito: inspirando-se em Che Guevara!
É o que se pode ver nas camisetas que ganharam a simpatia dos admiradores do pensador inglês, G. K. Chesterton(1874-1936), um agnóstico convertido ao catolicismo, que deixou um legado que só agora vem sendo descoberto pelos jovens brasileiros.
A estampa brinca com o nome do pensador ao dividir suas sílabas e fazer humor com o nome Che, uma clara referência ao revolucionário argentino. "Chesterton tem ideias que têm a ver comigo. Li Ortodoxia, seu livro mais famoso e gostei de cara! Não entendo como ele pode ser tão desconhecido", conta a jovem paranaense estudante de Engenharia da Automação, Karine Oliveira de Souza, na UFSC, e apoiadora da Sociedade Chesterton Brasil em Santa Catarina.
As camisetas custam R$25,00 mais o frete e são vendidas pela internet, por e-mail (camisas@chestertonbrasil.org), já conquistam consumidores internacionais. A ideia é promover o pensador católico no Brasil de forma a gerar maior interesse por sua figura, especialmente entre os jovens.
"Utilizamos o Facebook para alcançar a geração Y. Nossa meta é oferecer uma alternativa aos jovens que buscam valores e bandeiras realmente sociais!", afirma o bibliotecário de Belo Horizonte, Diogo Silva, editor do site brasileiro com obras de Chesterton.
Nenhum comentário:
Postar um comentário